Another Source

Pages

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sete comandos úteis para novatos no Ubuntu.



Kurt Hartman Jr., um linuxer com três anos e meio de estrada, publicou em Articlesbase uma lista de sete comandos de terminal que ele, apesar de manter-se estritamente apegado ao GNOME, considera importante que todo utilizador do Ubuntu conheça.



São eles:

1. ps -A : Este comando mostra a você uma lista de todos os processos em execução, além de mostrar o número ID do processo. Este comando é bastante útil, pois este ID é necessário quando vocÊ executa o comando nº. 2.

2. kill -9 [insira o ID do processo] : Este comando diz ao programa associado que morra instantaneamente. Por exemplo, se Amarok está sendo executado com um ID de processo 8077, e ele trava, ou não responde, você pode abrir um terminal e digitar kill -9 8077. Isto significa "não me pergunte nada, nem se eu quero salvar meu trabalho. Feche imediatamente. Não continue por nada".

3. locate : locate é um utilitário de busca poderoso. Basicamente, abra um terminal, e insira o comando locate mais alguma parte de um nome-de-arquivo que você queira encontrar. locate lhe mostrará onde a string de busca aparece, além da localização completa do(s) arquivo(s) em questão.

4. lspci e lsusb : OK, então na verdade são oito comandos, mas estes dois são os dois lados de uma mesma moeda, então estou apresentando os dois, como uma espécie de bônus.

lscpi , quando executado, devolve uma lista de todos os dispositivos conectados ao barramento PCI, como sua placa de vídeo e outras coisas.

Se você está tendo problemas com drivers, muitas vezes, a primeira coisa que um fórum de ajuda te pedirá será uma saída do lspci. lsusb faz o mesmo, mas lista todos os seus dispositivos USB. Apesar disto parecer redundante, especialmente porque você já pode ver o que está conectado ao seu PC, asseguro a você que não é. Muitas vezes, o fabricante do PC poderá usar um dos hubs USB embarcados para anexar a webcam, um leitor de cartões, ou outra peça de hardware embarcado.

5. pstree : Alguma vez matou um processo, sem saber que ele estava sendo usado por um programa que você precisa manter executado? pstree pode resolver muitos desses problemas. Chamar o comando pstree mostrará todos os seus processos numa hierarquia "arborizada", o que significa que você pode ver quais processos estão ligados a quais programas. Imprescindível.

6. ifconfig : Apesar de ifconfig permitir que você na verdade configure um dispositivo, na maior parte do tempo você o executará para obter retorno básico sobre seus dispositivos de rede. Ele é especialmente útil quando resolvendo problemas com sua rede sem fio. Execute o comando e ele te retornará seu endereço IP corrente, endereço MAC e uma tonelada de outras informações úteis. Coisa fina.

7. chown : chown , ou "alterar dono", permite que você faça exatamente isto, para qualquer arquivo, a qualquer tempo. Por exemplo, se você tem um computador público e não quer que qualquer um tenha acesso ao seu arquivo diário.txt, você pode executar o comando chown root diário.txt (assumindo que permissões para ver ou editar estejam disponíveis apenas para o dono do arquivo). Este comando dará controle sobre o arquivo ao root, e pedirá uma senha para ser visto.

0 comentários:

Postar um comentário